sábado, 8 de junho de 2013

Relato de experiência 
Ler para aprender, ler para viver


Meu relato referente a Leitura e Escrita, remetem a década de 70, quando os meus pais compraram um sítio, distante da cidade(município de Juquitiba-SP).Não tínhamos energia elétrica em nossa casa e a água utilizada, era proveniente de uma mina d'água, carregada em baldes; porém todas essas adversidades não foram obstáculos para a minha querida mãe que apresentou-me de maneira simples e muito criativa os primeiros livros e as primeiras letras. À noite, após os afazeres domésticos e de ter auxiliado o meu irmão mais velho nos deveres de casa, pacientemente, sob à luz de um lampião à gás, ela realizava leituras de livros fantásticos,com diversos gêneros, e eu ouvia atentamente, dando "asas" a imaginação. Durante o dia, com uma varinha ela traçava no chão sílabas, palavras e até frases, para que eu copiasse e também do seu jeito simples,foi me ensinando a ler. No ano de 1973, entrei efetivamente na escola,e graças ao apoio de outrora, não tive tantos problemas para ser alfabetizada. Nos anos seguintes, o meu contato com a leitura e escrita intensificaram-se,tanto na escola como em casa,terminei o Ensino Médio(antigo colegial),fiz o curso de Magistério e em seguida o curso de Letras. Atualmente,sou professora de Educação Básica I e II, e adivinhem o que eu mais faço diariamente? Leio para os meus alunos no início da aula, realizo leitura compartilhada, leitura para ler e estudar, rodas de leitura, de jornal, de apreciação de textos e de leitores. Lembrando que o meu contato com a leitura e escrita iniciaram-se sob à luz de um lampião, um pequeno galho seco de uma árvore que traçava letras na terra. 


 OBRIGADA,MAMÃE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário